Bate-papo

#VidaSimples – A importância de definir prioridades

Pare por um instante e pense nas coisas mais importantes da sua vida, nesse momento. Você sabe definir prioridades e por que isso é importante para ter uma vida mais simples? Leia esse post para entender melhor.

Aqui neste post nós falaremos sobre:

  • Como identificar prioridades
  • Por que é importante definir prioridades
  • Qual o principal problema em não definir prioridades e
  • O que as Prioridades tem a ver com levar uma Vida Simples

Como identificar prioridades


Definir prioridades é prioridade no planejamento
Imagem de Pexels por Pixabay

Nos Estados Unidos é comum ter furacões, aqui no Brasil temos outros problemas climáticos, como as enchentes, que provocam muitos desastres. Imagine que em uma situação como essa, a sua casa estivesse em uma área de risco e você precisasse deixar o local o quanto antes. O que você levaria? Quais itens estariam, com toda a certeza, na sua mala?

Será que na sua mala estariam apenas itens essenciais e alguns objetos de valor sentimental? Ou você focaria nos itens que lhe custaram mais dinheiro?

Quando você voltasse ao local e visse que tudo foi destruído o que você faria primeiro? Agradeceria por ter saído a tempo e você e sua família estarem vivos ou lamentaria pelo prejuízo financeiro?

Essas perguntas são para reflexão e não para julgamento. Os seus primeiros pensamentos lhe mostram onde estão as suas maiores preocupações. É bom prestar atenção pois isso ajuda no autoconhecimento.

Existem vários exercícios para identificar prioridades. Se você só pudesse ter 10 itens, quais seriam os itens escolhidos? Se fosse obrigada a passar um ano inteiro falando com apenas 5 pessoas, quem seriam? Se só pudesse ter 10 pares de sapato, quais seriam? Consegue listar?

Com esses exercícios simples e rápido você consegue identificar o que é mais importante, o que você gosta mais, quais são as suas prioridades.


Por que é importante definir prioridades?


por que definir prioridades é importante
Photo by Yura Fresh on Unsplash

Porque esse é o jeito mais fácil de identificar aquilo que não tem muita importância. Pense comigo, o que é mais importante: Dormir cedo para acordar bem disposta no dia seguinte ou assistir mais um episódio daquela série?

Se dormir é mais importante, porque tantas vezes as horas de sono são sacrificadas para obter mais alguns minutos assistindo uma coisa que deveria ser apenas um passatempo?

Isso acontece porque as prioridades não foram claramente definidas.

Leia também - O que fazer da vida

Qual o principal problema em não definir prioridades?


a tristeza de não definir prioridades
Imagem de Анастасия Гепп por Pixabay

O problema é que se você passa tempo de mais fazendo coisas de pouca importância, seja com conversa fiada, redes sociais, joguinhos, etc, acaba não fazendo o que realmente precisa ser feito. Quando você perde tempo com coisas sem importância você está deixando de fazer coisas que dão sentido a sua vida, coisas que levam os seus projetos para frente.

Sabe o que é sentir que o tempo passou e que você não fez nada daquilo que gostaria de ter feito? Conhece aquele sentimento de fracasso por não ter cumprido a sua lista de tarefas? É isso o que acontece quando você não define suas prioridades, não determina o que precisa ser feito e vai deixando a vida te levar.


O que as Prioridades tem a ver com levar uma Vida Simples?


Imagem de Tim Kraaijvanger por Pixabay

Talvez você esteja se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra. Bem, para levar uma vida simples você precisa definir quais são as suas Prioridades e eliminar ou reduzir tudo aquilo que não é. Claro que esse processo leva tempo mas é necessário.

Uma Vida Simples é uma vida com menos preocupações, menos estresse, menos remorso por ter desperdiçado algo valioso chamado tempo.

Quando você elimina ou reduz as coisas sem importância, você abre espaço para novas coisas entrarem na sua vida. Seja seletiva com o que e quem você permite fazer parte da sua vida, e seja feliz!

Salve essa imagem no seu Pinterest para guardar esse post 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *