Organização

Roda da Vida – O que é e como fazer

Recentemente falei em um post que se você está se sentindo meio perdida, sem saber o que fazer da vida, o primeiro passo é se conhecer melhor. E para auxiliar nesse processo de autoconhecimento eu recomento uma ferramenta chamada Roda da Vida.

Roda da Vida nada mais é do que um exercício de reflexão que te auxilia a fazer um planejamento de vida. Em resumo, você faz um apanhado geral de como está a sua vida em cada uma das áreas. Verifica onde precisa de ajustes para que fique em equilíbrio. Depois, traça metas e faz um planejamento de como alcança-las.

Em teoria é isso. Agora, vamos para a prática? Aqui eu te ensino o jeito mais fácil que conheço e como faço para mim.

1. Defina as áreas da vida

Pegue papel e caneta e liste todas as áreas importantes da sua vida.

  • Saúde e Bem Estar
  • Vida Profissional
  • Finanças
  • Relacionamentos
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Espiritualidade
  • Hobbies e Diversão
  • Vida Doméstica

Recomendo que você mantenha todas as áreas que listei, que são comuns a maioria das pessoas. Mas sinta-se livre para fazer alterações conforme a sua necessidade.

2. Reflita sobre elas

Escolha 1 item da sua lista, pode ser o primeiro. Reflita sobre ele. Você pode fazer várias perguntas a si mesma para auxiliar nessa reflexão mas, basicamente, você só precisa responder a duas delas: “Como está atualmente?” e “Como eu gostaria que estivesse?“.

Exemplo: Sou sedentária mas gostaria de ter uma vida mais saudável. Sei que para isso preciso ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e dormir bem.

Você não precisa listar todas as coisas que gostaria de melhorar nessa área da sua vida, mas pode fazer, se quiser. O importante é pensar no que é mais urgente, o que te preocupa mais nesse momento. No meu exemplo escolhi 3 itens que considero indispensáveis para ter mais saúde.

Escreva os itens que você escolheu para não perdê-los de mente.

  • Saúde e Bem Estar
    • Alimentação Saudável
    • Atividade Física Regular
    • Qualidade do Sono

3. Mantenha o foco

Sei que pode ser tentador fazer esse exercício para todas as áreas mas, se é a primeira vez que você faz isso, recomendo que escolha apenas uma. Mantenha todo o seu foco nela, isso é essencial para obter sucesso.

Se para a área escolhida você criou muitos itens reduza para, no máximo, três. Como mostrei no exemplo. Deixe os outros para um futuro próximo, quando você refizer o exercício já terá uma parte adiantada.

4. Informe-se

Dependendo do que você escolher poderá encontrar as informações necessárias na própria internet. Okay Google! Se escolheu finanças, por exemplo, achará um conteúdo riquíssimo no YouTube, artigos em blogs, até no Instagram tem dicas de especialistas.

Utilizando novamente o meu exemplo, um dos itens era Qualidade do Sono e pesquisando um pouquinho cheguei a conclusão que preciso:

  • Criar uma rotina noturna
  • Definir horários consistentes para ir dormir e para acordar
  • Melhorar o ambiente (meu quarto)

Aproveite esse momento para definir as suas metas, caso ainda não tenha feito isso. Abuse das pesquisas, procure um passo a passo, consulte um especialista, faça o que estiver ao seu alcance mas monte um plano de ação para atingir seu objetivo. Se necessário pesquise por “como definir metas“, “como criar um plano de ação para alcançar as minhas metas“, “como criar uma rotina“, etc.

5. Hora de agir!

Após concluir a pesquisa você terá em mãos o necessário para começar. Você pode montar uma lista de tarefas no Todoist, um cronograma no Evernote, enfim, como for mais conveniente criar o seu plano de ação.

Você já concluiu o exercício e agora depende do seu esforço.

Refaça sempre que precisar

Após um mês volte a fazer esse exercício, revise o andamento da área escolhida e decida se continuará a mantê-la como foco ou, se já estiver okay com ela, escolha a próxima.

Você já fez esse exercício alguma fez? Ficou com alguma dúvida? Me conta aí nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *