Como organizar smartphone
Organização

Como organizar o celular Android

Sabe quando você olha para o seu celular e se perde em um mar de aplicativos? Demora muito tempo para localizar aquela foto? Percebe que ele está lento ou, pior ainda, que não tem espaço para mais absolutamente nada? Vem comigo que nós veremos agora como organizar o celular Android e acabar com esses e outros problemas.

❀ ❀ ❀

1. Desinstale os aplicativos que não usa mais

Se você é como a maioria dos mortais, provavelmente já instalou jogos e outros apps que estavam na moda, e depois de algumas “usadas” o abandonou. Seja por ter enjoado, encontrado uma opção melhor, ou simplesmente não precisar mais. Se você não usa um aplicativo não faz sentido mantê-lo instalado.

Se precisar de ajuda, o app Google Files na aba Limpar tem uma seção chamada Apps que você não usa, onde mostra os aplicativos que não foram usados há mais de quatro semanas.

como organizar o celular - deletando app não usados

Outro app interessante, que considero bem melhor para organizar o celular, é o Speed Cleaner. Na PlayStore está como o nome: “Limpeza de Celular: Antivírus, Limpador de Memória“. Na aba Ferramentas Úteis escolha Gestor de Aplicações. Ele mostrará a quantidade de aplicativos instalados, quantos gigas de espaço estão ocupando, e você pode ordenar por nome ou tamanho do App. Selecione todos que você não quer mais e clique no botão Desinstalar.

Existem vários apps que te auxiliam nessa tarefa porém, se o seu celular está totalmente sem espaço, faça do jeito tradicional. Acesse configurações > Aplicativos, selecione o aplicativo e depois clique no botão desinstalar.

Dica >> Se for desinstalar jogos certifique-se de salvar o seu progresso. Assim se resolver instalar novamente poderá continuar do nível em que parou.

❀ ❀ ❀

2. Organize a Tela Inicial deixando-a com poucos Apps

Agora que você tem somente os aplicativos que realmente gosta e usa, hora de organizar a tela inicial. Normalmente os Androids possuem várias telas, na primeira deixe apenas os apps mais importantes e, de preferência, apenas um widget. Assim a tela ficará mais limpa e você poderá desfrutar um belo papel de parede.

Na segunda tela deixe os demais aplicativos que você usa com frequência. Evite exageros e tente deixar no máximo duas linhas de Apps. Também é recomendável que desative a opção de Adicionar apps à Tela Inicial automaticamente. Para que, quando você baixar novos apps, não fique bagunçado.

❀ ❀ ❀

3. Categorize os aplicativos e organize em pastas

Agora vamos organizar a gaveta de aplicativos. Apesar do processo de desinstalar acredito que ainda tenha mais de 100 aplicativos no seu celular. Uma boa prática para manter a ordem é dividi-los em categorias e criar pastas.

Os aplicativos mais usados deixe fora das pastas, para que fique fácil encontrá-los organize por ordem alfabética. É só clicar nos três pontinho no lado superior direito, escolha ordenar e depois ordem alfabética.

A vantagem das pastas é a facilidade de encontrar os aplicativos similares bem juntinhos. Se, por exemplo, você tem vários apps de editar fotos, deixa-los juntos em uma pasta será muito útil. Assim, quando precisar editar uma foto basta abrir a pastinha e você encontrará todos os apps de edição que você tem instalado. Sem precisar procurá-los pelo nome.

Outra ideia interessante é criar uma pasta chama Diversão e dentro dela colocar todos os aplicativos que você usa para passar o tempo como: Jogos, Spotify, Netflix, Kindle, Instagram, etc. Aí quando bater o tédio é só abrir a pasta e escolher.

❀ ❀ ❀

O importante, é que você encontre um modo que atenda as suas necessidades do momento e, claro, mude sempre que quiser.

Com essa organização consegui reduzir para apenas 2 telas (1 e meia, na verdade) de aplicativos e fiquei bastante satisfeita com o resultado.

Nesse post você aprendeu algumas dicas de como organizar o celular, mas focamos apenas nos aplicativos. No próximo posts focaremos nos arquivos de mídia. Te espero!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *