como decorar qualquer ambiente
Decoração

Como decorar qualquer ambiente

Cada ambiente tem as suas necessidades e particularidades mas há alguns padrões que você pode seguir em todos eles. Nesse post você encontrará dicas úteis do que fazer antes de começar a decorar, não importa qual cômodo seja.

***

Planejamento

Faça o planejamento antes de decorar
Image by StartupStockPhotos on Pixabay

A palavrinha mágica que evita um milhão de erros. Antes de fazer qualquer mudança significativa, primeiramente você precisará de um plano. Porque sem isso você irá se perder em meio a tantas opções e tendências e causar o efeito contrário ao desejado.

Defina o seu objetivo

Quarto Decorado
Image by ErikaWittlieb on Pixabay

O que você deseja para esse ambiente? Você precisa definir as suas prioridades. Por exemplo, se o seu objetivo para o quarto é simplesmente ter um lugar de descanso, você deve focar no conforto e a iluminação pode ser baixa, se prefere o escurinho para dormir. Por outro lado, se o seu quarto também é um home office você precisará de mais iluminação. Pense em qual função você dará ao ambiente.

Qual é o seu estilo de vida? 

Plantas em casa
Image by charloisporto on Pixabay

Quais as suas necessidades, do que você precisa nesse cômodo? Se você tem filhos pequenos ou animais de estimação talvez não seja interessante ter plantas no chão, por exemplo. Se você é minimalista não terá de se preocupar tanto com móveis de armazenamento. A vida de quem mora sozinho e trabalha fora é muito diferente de quem precisa receber seus clientes em casa. O seu estilo de vida influenciará na decoração. Lembre-se de deixar a sua casa prática, principalmente se você tem uma vida corrida.

Do que você gosta? 

Quarto Branco
Image by Free-Photos on Pixabay

A decoração que você escolhe para a sua casa dirá as pessoas o seu gosto e personalidade. Assim como a escolha das roupas que veste, a sua casa também transmite uma mensagem sobre quem é você. Mais importante do que seguir tendências de moda é saber exatamente o que te faz se sentir bem e feliz. 

Tire as medidas

Antes de fazer as compras é necessário que você já tenha a medida do ambiente que pretende decorar. Alguns centímetros podem fazer diferença e inviabilizar a instalação de um móvel. Leve as medidas com você quando for as compras e respeite o espaço que se tem, assim evitará futuros problemas. 

Faça o orçamento

Faça o orçamento antes de decorar
Image by nattanan23 on Pixabay

Faça as contas e reserve um determinado valor para investir na decoração, não esqueça de respeitar o orçamento que estipulou. Depois que decidir quais objetos farão parte do seu ambiente pesquise os preços. Se for muito caro procure alternativas mais baratas como reformar um móvel antigo. Por fim, saber a média de preços dos objetos que pretende comprar te ajudará a ter noção de quanto precisará desembolsar, ao todo, para renovar o comodo em questão. Assim você evita situações desagradáveis como ter que parar a decoração por falta de dinheiro. 

***

Percebeu que todas as dicas na verdade são complementos da primeira? De fato o planejamento faz parte do processo de decorar. Ele é essencial para evitar surpresas negativas.

antes da decoração
Salve esse Pin para guardar o post!

Tem mais alguma dica sobre o que devemos fazer antes de começar a decorar? Então deixe nos comentários!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *