vencer a preguiça de limpar a casa
Casa

5 dicas para vencer a preguiça de limpar a casa

Limpar a casa é necessário mas não precisa ser algo chato de fazer. Sei que não é todo dia que estamos com vontade de pegar as vassouras e panos para começar as tarefas mais repetitivas da nossa vida. É bem comum a preguiça bater à nossa porta e querer passar umas férias, nesses dias é importante termos alguns truques para combate-la.

Uma forma comum de vencer a preguiça de limpar a casa é tornar essas tarefas um pouco mais agradáveis. Eu costumo seguir algumas dicas que funcionam bem para mim e gostaria de divida-las aqui no blog. Espero te ajudar 😉

1- Escolha a playlist perfeita

Essa é clássica, e se é muito usada pode saber que é porque realmente funciona. Crie uma playlist com suas canções favoritas e na hora da limpeza é só dá o play! Há quem prefira algo bem animado, outros preferem sons mais tranquilos. Eu me baseio no meu humor para escolher a trilha perfeita para me acompanhar nas atividades. A música anima e quando percebemos já estamos cantando junto, o tempo passa sem se sentir.

O importante é ouvir algo que você goste e que te faça bem. Se os outros membros da casa ou seus vizinhos tiverem gosto musical muito diferente do seu, talvez seja melhor usar os fones. É bom respeitar o próximo. Mas se todos da casa gostam de ouvir o mesmo, se joga no Youtube e deixa o som alto na TV.

Eu gosto muito de ouvir os hinos da Harpa Cristã na versão instrumental. Amo, principalmente o som do piano, violino e violão. Instrumentais me acalmam e deixam um clima muito bom em casa.

2- Ouça Podcasts

Se você se julga sem tempo para ouvir Podcasts ou audiolivros, pode aproveitar esse momento para adquirir mais conhecimento sobre seus assuntos favoritos. Para isso é mais interessante usar os fones de ouvido, pois é importante prestar atenção. Se não conhece nenhum Podcast e nem gosta de audiolivros, outra dica é deixar rodando os vídeos do youtube. De preferência os mais longos, que geralmente da preguiça de ver. Um bom momento para fazer isso é enquanto passa as roupas ou guarda a louça no armário.

Isso também ajuda a tirar aquela sensação de “perda de tempo”. Se você é uma pessoa ansiosa e muitas vezes, enquanto faz uma atividade, fica pensando em todas as coisas que esta deixando de fazer. Ouvir Podcasts vai distrair sua mente do turbilhão de pensamentos e você ainda aprende algo novo. Além de sentir que está aproveitando melhor seu tempo.

3- Traga algo novo

Novidades são ótimas para quebrar a rotina. Você pode comprar um produto novo, que há tempos quer testar mas ainda não teve coragem. Ou até mesmo aquelas receitas caseiras com bicarbonato e vinagre que fazem tanto sucesso na internet. Isso sempre me anima, fico doida para testar a misturinha e ver se realmente irão funcionar.

Isso vale não só para os produtos de limpeza mas também para itens de decoração. Nos acostumamos tanto com a “cara” da nossa casa e a sempre limpar do mesmo jeito. Mudar alguns móveis de lugar ou alterar algumas coisinhas na decoração vai dar aquele “up” no visual da casa e no seu ânimo.

Imagem de Jean van der Meulen por Pixabay

4- Busque inspiração

Outra dica que sempre funciona quando estou desanimada para limpar a casa é buscar algumas inspirações na internet, seja imagens ou vídeos. Ver aquelas fotos de ambientes limpinhos e organizados ou os vídeos da Rafa Oliveira no Youtube me dá vontade de sair arrumando a casa inteira. Teste, isso pode dar certo com você também.

Mas cuidado, essa dica deve ser usada com moderação. Se você passar tempo de mais navegando na internet pode procrastinar a limpeza da casa e passar horas a fio assistindo vídeos no Youtube.

5- Descanse!

Nem sempre a indisposição para limpar a casa é sinônimo de preguiça, muitas vezes pode ser o cansaço. Se você trabalha fora o dia todo é normal chegar em casa querendo apenas comer e dormir. Então não se cobre tanto, faça o mínimo necessário e peça para os outros membros da casa auxiliarem. Se possível contrate alguém para cuidar da faxina pesada, pode ser até um parente que esteja desempregado. Assim ambos se ajudam.

Se você não trabalha fora e o cansaço te pegou bem no meio das atividades domésticas, descanse. Muitas vezes um cochilo de vinte minutos é suficiente para dar ânimo e seguir com o que precisa ser feito. Não esqueça de por o relógio para despertar!

E você, o que costuma fazer para vencer a preguiça de limpar a casa? Deixa aqui nos comentários algumas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *