garota olhando pela janela
Lifestyle

O que fazer da vida

Tudo o que você precisa fazer para que os seus planos deem certo é ter objetivos bem definidos, criar metas, bem como ser persistente. Os seus planos precisam ser coerentes com a pessoa que você é. Mas antes, você precisa saber o que você quer da vida, e quem você é.

Já houve algum momento em que você se perguntou: “O que fazer da vida?”

Eu já. E muito.

Quando eu era adolescente achava absurda aquela pergunta sobre “como você imagina a sua vida daqui a 10 anos?” Eu pensava “Como eu vou saber? Que pergunta boba!”

Boba era eu.

É obvio que ninguém sabe como será a própria vida daqui a 10 anos. Só Deus sabe. Mas não tem problema você fazer planos, ter sonhos, com o intuito de dar um norte às suas ações de hoje. O problema é ficar parado, esperando as coisas acontecerem na sua vida sem esforço algum da sua parte. Depois ficar aí reclamando que nada muda.

garota triste sentada

Reflita

Um dia eu olhei para trás, para os últimos quatro anos da minha vida, e vi que nada tinha acontecido. Em quatro anos eu poderia ter feito muita coisa, uma grande viagem, uma graduação, um curso de idiomas, intercâmbio, etc. Porém, eu mal saí de casa.

Quando você se acomoda na sua zona de conforto você para de evoluir.

Eu fiquei acomodada, deixando as coisas acontecerem. Eu não sabia o que fazer da vida. O maior problema de não tomar as decisões da sua vida é que outras pessoas farão isso por você. E isso é péssimo.

As pessoas, seus familiares e amigos não fazem isso por mal, pelo contrário. É provável que estão vendo você tão perdida, desperdiçando algo precioso chamado tempo, e querem te ajudar.

Você devia entregar seu currículo para tal empresa”. “Você devia prestar concurso público”. “Você devia casar com tal pessoa”. “Você devia comprar aquele imóvel financiado ou aquele carro“. E por aí vai. Por não saber o que fazer, já que você não pensou nisso, acaba indo na ideia deles.

Resultado. Um dia você “acorda” e se vê em um emprego que não gosta, um casamento que não te faz feliz ou endividada até 2048. E sem saber o que fazer da vida. (Usando os exemplos aqui citados).

O que fazer?

Você precisa se responsabilizar pela sua própria vida. Não adianta culpar o seu chefe que não reconhece o seu esforço, ou criticar o amigo que deu conselho errado. A vida é sua, assuma os riscos.

Meu conselho sincero, ore. Peça a Deus para te dar sabedoria e antes de tomar qualquer decisão consulte Ele. Pois Ele sabe o que é melhor para você. Confie a sua vida a Ele.

Ah então é só eu confiar em Deus e esperar que tudo na minha vida se resolva?”

Sobre isso, tem uma tirinha do smilinguido que eu li há muitos anos atrás que continua até hoje na minha cabeça. Felizmente ainda está disponível na internet para eu postar aqui.

tirinha do smilinguido

No primeiro quadrinho o personagem diz “Senhor, faça eu tirar 10 na prova de matemática, por favor!“. No segundo quadrinho cai um livro de matemática do céu. No terceiro quadrinho o Senhor responde “Primeiro estude! Faça a sua parte que eu faço a minha!

As vezes somos filhos folgados e queremos que Deus nos sirva, mas não é assim. Você existe por causa de Deus e não contrário. Mas Ele é um pai amoroso e te ajuda se você pedir.

Faça a sua parte

Estude.

É muito importante você se conhecer, desde que eu descobri uma coisa chamada “autoconhecimento” achei incrível. Primeiro eu achei absurdo o quanto eu não me conhecia, mas depois achei incrível me conhecer. E Descobrir o que eu quero da vida.

Você só vai saber o que fazer da vida depois de se conhecer melhor.

Acredite se quiser, mas isso é muito divertido. Imaginar a sua vida dos sonhos, criar metas, fazer planos e ver as coisas se realizando.

Esse é um estudo para a vida toda, uma longa porém gratificante jornada.

Você está pronta?

Vou dar uma dica para começar: Faça o exercício da Roda da Vida. Falarei dele em breve aqui no blog.

Aguarde os próximos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *